sexta-feira, 14 de junho de 2013

O QUE É SER MARANHENSE


SER MARANHENSE É SER NORDESTINO, NORTISTA E AO MESMO TEMPO NENHUM DOS DOIS. É SER BRASILEIRO EM SUA MÁXIMA EXPRESSÃO E INTEIRAMENTE TROPICAL,COLORIDO,HOSPITALEIRO, MUSICAL E FESTEIRO. É NASCER POETA, ESCRITOR, ARTESÃO, LÚDICO E SORRIDENTE, BOIEIRO,SAMBISTA, BATUQUEIRO E REGUEIRO. É LEVAR A ALEGRIA NA ALMA. É SER MULATO, CABOCLO, CAFUZO, NEGRO, BRANCO E ÍNDIO. É SER ARDENTE E CALOROSO COMO A PRÓPRIA TERRA E DANÇAR AOS MILHARES DE RITMOS DELA. É A SIMPLICIDADE E A HUMILDADE MATERIALIZADAS. É FORTALEZA PARA ENFRENTAR AS ADVERSIDADES. É SER RELIGIOSO E TER MUITA FÉ: EM DEUS, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, VODUNS, ORIXÁS, CABOCLOS, ENCANTADOS, PAJÉS, LENDAS E SUPERSTIÇÕES. É FALAR UM PORTUGUÊS CORRETO MAS TAMBÉM CABOCLO. É APRECIAR ARROZ DE CUXÁ, JUÇARA, SABORES DO NORTE E NORDESTE, MAR E SERTÃO. É SE EMOCIONAR COM AS CANÇÕES DE JOÃO DO VALE, CÉSAR TEIXEIRA E SE DERRAMAR EM LIRISMO AO CAMINHAR PELAS ANTIGAS VIELAS DE SÃO LUÍS E ALCÂNTARA. É TER ORGULHO DAS NOSSAS BELEZAS NATURAIS. É SER VIVO COMO NOSSA FAUNA E FLORA E MORENO COMO NOSSO MAR E NOSSOS RIOS. É SER ARTISTA E TEATRO, CRIADOR E CRIATURA, ATOR E PRODUTOR DA NOSSA RIQUÍSSIMA CULTURA POPULAR. É SER TÃO DIVERSO E ÚNICO QUANTO O TORRÃO, QUE É A SÍNTESE NATURAL E CULTURAL DO PAÍS. SER MARANHENSE É, ACIMA DE TUDO, TER IMENSO PRAZER E ORGULHO DE SÊ-LO.


Cultura do Maranhão
O Maranhão possui uma das maiores variações culturais do país, diversificada, rica e com atrações que são encontradas somente aqui...Entre o arsenal cultural que o estado proporciona podemos destacar algumas das suas grandiosidades como:

O FESTEJO JUNINO
Período compreendido todo o mês de junho que se transforma num palco cultural e turístico, da maior festa popular do estado e em sua festança destaca brincadeiras e manifestações populares.

O TAMBOR DE CRIOULA
O tambor de crioula foi considerado uma das mais importantes expressões artísticas e culturais que davam referência ao Maranhão e uma das manifestações mais antigas da cultura popular. Isso equivale ao tombamento e reconhecimento da manifestação como patrimônio imaterial do Brasil.

O BUMBA-MEU-BOI
O Bumba-meu-boi, é uma das mais fantásticas manifestações culturais do estado, tendo em sua história uma mistura de raças e ritmos que origina o sotaque, a brincadeira existe em outras partes do pais mais só no Maranhão acontece em três sotaques : matraca, zabumba e orquestra.O Bumba-meu-boi em sua fabulosa história, conta o auto popular de uma forma bem engraçada, Catirina, uma escrava manda que seu homem o negro Chico matar o mais belo boi da fazenda para o desejo de sua gravidez, armada uma confusão por conta do boi morto o coronel manda trazer á sua presença o negro, e mais tarde o doutor que por sua vez no conto ironiza a lei da medicina. Contudo o boi de volta a seu dono o fazendeiro e perdoado o negro, tudo se transforma em uma grande festa.Ainda podemos citar outras manifestações populares típicas do estado como: a quadrilha, o cacuriá, danças Portuguesas, dança do Boiadeiro, tambor de mina.



Um comentário:

  1. Amigo blogueiro você pode nos informae se procede que a Presidente do ptn a prefeita Maura Jorge vai pro aniversario de Urbano Santos amanha? queroooo ver essa ex deputada qur todo mundo tá comentando tanto que vai ser a futura governadora e aproveitar e ter uma conversa no pé do ouvido. Obrigada pela informação desde já. Claudia de Barreirinhas

    ResponderExcluir